Bom dia queridas leitoras,

Vocês já sabem que eu reservei um espaço no blog chamado – Espaço do Especialista- o qual traz algumas dicas e explicações sobre os mais variados temas, todos elaborados por profissionais específicos de cada área.

Nesta semana eu pude contar com o apoio da nutricionista Maria Eduarda Waihrich que nos traz ótimas dicas alimentares. Confira.

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Alimentos Poderosos

 Os alimentos que você vai ler a seguir são fáceis de encontrar e possuem inúmeros benefícios para a saúde. Na correria do dia-a-dia devemos priorizar a facilidade e praticidade para compor nossa alimentação diária, assim, as chances de sucesso com a reeducação alimentar e vida saudável aumentam, e muito.

1. Azeite de oliva: possui propriedades e nutrientes que melhoram a saúde do coração. Facilita a perda de peso e melhora a pele por diminuir a inflamação nas células.
Evita o estoque de gordura por diminuir a liberação de insulina. Podemos acrescentar em saladas, legumes, sanduíches e outras preparações frias.
2. Chá verde: são ricos em polifenóis, principalmente catequinas, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura. Alguns estudos associam a ingestão do chá à diminuição do açúcar no sangue. O ideal é que a ingestão não ultrapasse 4 xícaras por dia.
3. Temperos naturais: gengibre, pimenta, canela, mostarda elevam a temperatura corporal acelerando o metabolismo, além de proporcionarem um gosto todo especial ao alimento. Substitua o sal por estes temperos e outros como alecrim, orégano, cebolinha que os benefícios para a saúde serão muitos.
4. Lentilha: alimento leve e com poucas calorias. Possui carboidrato complexo e muitas fibras, o que ajuda a manter os níveis de energia controlando a fome.

Troque o feijão pela lentilha em alguns dias da semana.

5. Frutas vermelhas: alimento muito usado por praticantes de atividade física. Por serem cheias de vitamina C, reduzem os danos causados pelos radicais livres após a atividade. Também melhoram as funções cerebrais e aumentam a imunidade. Morango, amora, mirtilo e cereja são algumas delas.
6. Ovos: rico em vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do organismo. É rico em proteína e fácil de preparar. Este é mais um alimento amigo dos praticantes de atividade física.

Não esqueça, é muito importante consultar um profissional capacitado que auxilie nas combinações dos alimentos e indique as porções corretas para cada necessidade nutricional.

Maria Eduarda M. Waihrich

Nutricionista CRN2 9523

Especialista em Nutrição Clínica e Estética

55 3026.6678

Rua Duque de Caxias 1688 – sala 702 – 7° andar

Santa Maria – RS