Boa noite gente, 😉

Hoje, a minha convidada no Espaço do Especialista é a Jaqueline Dalla Favera, que é fisioterateupa (CREFITO 111. 213-F), e possui formação em Pilates, especialista em Reabilitação Físico-Motora e especialista em atividade física, desempenho motor e saúde. É ela que vai nos explicar sobre a prática do exercício físico mais falado do momento: o pilates.

 

Pilates: o exercício físico que qualquer pessoa pode praticar

Atualmente o método Pilates é reconhecido para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral como hérnias de disco, escoliose, hiperlordose, retificação da coluna, dores musculares, entre outros problemas músculos-esqueléticos que o corpo pode apresentar.

O método é aplicado de acordo com a necessidade física da pessoa, sendo esta, avaliada por um instrutor de Pilates capacitado para realizar correção postural, reabilitação físico-motora, condicionamento físico e, estética corporal devido aos inúmeros exercícios eficazes para modelar o corpo.

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Desta forma, Pilates pode ser praticado em qualquer faixa etária, desde crianças, gestantes, idosos, sedentários até atletas de alto nível. O princípio básico do Pilates é a Contrologia definida como “controle muscular consciente de todos os movimentos do corpo humano”.

Os exercícios têm como foco o fortalecimento do “Power House” ou Centro de Força, formado pela musculatura do abdômen, lombar, glúteos e assoalho pélvico. A ativação constante da musculatura do “Power House” durante a realização dos movimentos corporais promove melhor estabilização da região lombo-pélvica e maior eficácia no ganho de força dos músculos dos membros inferiores e superiores.

Além disso, a prática da respiração durante os exercícios ajuda muito no fortalecimento do Centro de Força, devendo a respiração ser coordenada com o movimento e, a expiração forçada nos momentos de maior esforço.

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Outro fator importante da realização constante dos exercícios de Pilates é a presença de movimentos que proporcionam equilíbrio entre ganho de força, resistência, tonificação muscular e flexibilidade corporal. Manter os músculos com flexibilidade normal e as articulações com a amplitude de movimento adequada é primordial para melhorar a mobilidade e agilidade corporal e, prevenir lesões ósteo-musculares.

 

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