Bom dia!

Hoje, a minha convidada  no Espaço do Especialista é a minha querida médica endocrinologista, Dra. Brenda Alberto que há alguns anos me acompanha e me aconselha em todas as questões relacionadas a minha saúde física.

Creio que fazer um  acompanhamento periódico me ajuda a manter o peso e me deixa alerta quanto aos meus exames de rotina, pois a prevenção é a melhor escolha que podemos adotar no nosso comportamento diário. 

Ou seja, prevenir para envelhecer com saúde.

Desejo um ótimo final de domingo para todos os leitores do blog. :-)

Inatividade é mais letal que obesidade

Dra. Brenda Alberto (CRM27424)

Endocrinologista

Pesquisadores da Universidade de Cambridge avaliaram a importância do exercício físico em mais de 300 mil pessoas na Europa por um período de 12 anos e chegaram à conclusão que 20 minutos diários de caminhada podem gerar benefícios enormes à saúde das pessoas, estejam elas acima do peso ou não.

Seja magro, acima do peso ou obeso, é importante que todos se exercitem. E não se trata de malhar na academia cinco vezes por semana, pequenas mudanças no dia-a-dia provocam grande efeito.

Foram registradas, segundo a pesquisa, 676 mil mortes por ano por inatividade, contra 337 mil por conta de excesso de peso. Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo busca alertar para o fato de que não adianta o indivíduo ser magro e sedentário.

Segundo os pesquisadores, ainda que obesas, as pessoas que se exercitam têm melhores condições de saúde do que as pessoas inativas.

A atividade física deve ser reconhecida como estratégia de saúde pública, assim como o combate à obesidade.