Olá pessoal, tudo bem?

Hoje a minha convidada no Espaço do Especialista é a nutricionista Patrícia Vianna (CRN-2 11248), da loja Ponto da Dieta em Santa Maria-RS. Hoje o tema a ser abordado no blog é sobre um produto inovador da indústria alimentícia e  que já está no mercado há algum tempo chamado ALFARROBA.

Confesso, que só experimentei o produto há cerca de 2 meses atrás, e ele sempre foi anunciado como um substituto do chocolate, mas que não contém leite, açúcares e nem glúten. Será mesmo possível? Sim !alfarroba

Infelizmente, às vezes a gente pensa que esses produtos naturais possuem um gosto estranho e que em nada podem nos agradar. Um erro !!! Pois, para a minha surpresa, a Alfarroba superou as minhas expectativas, pois substitui de verdade os chocolates tradicionais. A Carob House é pioneira no Brasil na fabricação dessas delícias e trabalha satisfazendo todos os gostos.

Podemos encontrar o produto de diferentes formas e sabores, por exemplo: alfarroba com coco (o meu preferido – é igual ao prestígio), alfarroba com flocos de arroz, alfarroba em pó (para fazer doces), alfarroba em gotas (tipo gotas de chocolate mesmo), alfarroba com banana, entre outros.

alfa em pó

alfa ovoavela

coco

Conheça um pouco sobre esta planta tão falada nos últimos tempos e ao final confira uma receita maravilhosa de um brownie feito à base de alfarroba.

O verdadeiro substituto do chocolate  que não engorda e não faz mal à saúde

Patrícia Vianna (nutricionista)

( CRN-2) 11.248

Contato: 55. 9982.5942

A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, muito utilizado pela indústria de alimentos para a fabricação de gomas e espessantes.

O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moído. O mesmo possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes (agentes alergênicos), como a cafeína e teobromina.

Além disso, possui baixo índice glicêmico, devido ao teor das fibras presentes, que fazem com que a alfarroba seja digerida lentamente, processo importante para controlar os níveis de açúcar no sangue. As fibras presentes nesse alimento, também estimulam o bom funcionamento do intestino.

A alfarroba tem 7% de gordura e o cacau 23%. Veja outras diferenças nutricionais entre esses dois alimentos, em 20 gramas (2 colheres de sopa) da versão em pó.

Alfarroba Cacau
Calorias 80 180
Carboidratos 17,8g 5,6g
Proteínas 0g 5g
Gorduras 0g 2,2g
Fibras 1,2g 0g
Sódio 0mg 12mg

 

Rica em vitamina B1 (colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e raciocínio) e vitamina B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Fonte de vitamina A (protege a pele e a visão, essencial para o crescimento dos ossos e dentes), além de cálcio e magnésio (minerais que em conjunto, melhoram a mobilidade dos músculos, interessante para quem malha), ferro e ideal balanceamento de potássio e sódio.

O alfarroba é rico em polifenóis (semelhante ao azeite e superior ao vinho) – antioxidantes que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento das células, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas e até mesmo do câncer.

Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite.

Receita de Brownie de Alfarroba

Ingredientes:

– 1colher (café) de fermento em pó

– 1 colher (sopa) de chia

– 1 laranja sem casca

– 2 ovos

– 1 ½ colher (sopa) de farinha de arroz

– 1 ½ colher (sopa) de polvilho doce

– 1 ½ colher (sopa) de alfarroba em pó

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque a mistura em uma forma untada. Leve-a ao forno pré-aquecido por cerca de 15 min a 150ºC. E está pronto seu brownie de alfarroba.

Se você quiser incrementar seu brownie, pode acrescentar castanha, macadâmia, nozes, enfim, a oleaginosa que preferir.

 

Receita de Brownie de Alfarroba

Ingredientes:

– 1colher (café) de fermento em pó

– 1 colher (sopa) de chia

– 1 laranja sem casca

– 2 ovos

– 1 1⁄2 colher (sopa) de farinha de arroz

– 1 1⁄2 colher (sopa) de polvilho doce

– 1 1⁄2 colher (sopa) de alfarroba em pó

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque a

mistura em uma forma untada. Leve-a ao forno pré-aquecido por cerca de 15 min a

150oC. E está pronto seu brownie de alfarroba.

Se você quiser incrementar seu brownie, pode acrescentar castanha, macadâmia,

nozes, enfim, a oleaginosa que preferir.

BA