Boa noite querida leitoras, :0

No Espaço do Especialista de hoje, a Dra. Brenda Alberto (endocrinologista), nos traz uma informação muito relevante,  que com certeza é novidade para a maioria das pessoas. Então, atenção:

A vitamina D auxilia no emagrecimento.  

Quem faz acompanhamento regular com endocrinologista não deve se espantar com essa declaração, pois a maioria deles nos pedem exames que medem os níveis de vitamina D no organismo. Mas saber que ela nos auxilia no emagrecimento é inédito.

Acompanhem o texto  elaborado pela Dra. Brenda aqui no blog e fique por dentro do assunto.

Beijosssssssssss

Magnólia

 

Vitamina D e obesidade

Dra. Brenda Alberto

(Endocrinologista – CRM27424)

A vitamina D é um dos assuntos do momento. Ela é um pró-hormônio cujas principais fontes são a dieta e a produção própria na pele pela exposição solar.

Sua síntese na pele depende do tempo de exposição solar, da latitude e da estação do ano; sendo menor nos meses de frio e nas maiores latitudes. Além disso, a pigmentação da pele e a idade também interferem.

O tipo de dieta influencia seus níveis, sendo a deficiência maior em vegetarianos.

Recentemente um estudo italiano sugeriu que a ingestão de suplementos de vitamina D possa ser um reforço na perda de peso em dietas de baixa caloria.

Foram 400 pacientes com sobrepeso ou obesidade, que apresentavam deficiência de vitamina D; eles foram divididos em 3 grupos: o primeiro sem suplementação, o segundo com suplementação de 25.000 UI por mês e o terceiro com 100.000 UI por mês. E precisavam seguir uma dieta balanceada com baixo teor calórico.

Após 6 meses de estudo, a perda de peso foi significativamente maior nos grupos que fizeram a suplementação (grupo sem suplemento menos 1,2 kg, grupo 25.000 UI menos 3,8 kg, e grupo 100.000 UI menos 5,4 kg).

O grupo com a dose elevada foi o único que conseguiu atingir os níveis considerados ideais de vitamina D no sangue.