Estamos no verão aqui no Brasil e como bem sabemos o índice de radiação solar em nosso país é muito elevado. O sol torra mesmo e a gente precisa redobrar os cuidados com a pele nesta estação.

E é com muita alegria que hoje eu divido com vocês a mais nova participante e colaboradora do blog, Dra. Eloísa Botton (médica dermatologista) da Clínica Botton, que vai nos dar dicas quentíssimas sobre os mais diversos assuntos relacionados a sua especialidade no Espaço do Especialista. Legal né?

Eu conheci a Dra. Eloísa no ano passado e acertei na minha escolha, pois ela realmente conseguiu me ajudar e em pouco tempo já obtive os primeiros resultados. Fui em diversas médicas dermatologistas anteriormente e nenhuma foi tão eficaz como ela. #Ficaadica

Então, hoje iniciaremos falando sobre  Filtro Solar.  Aproveitem as dicas.

Boa noiteeeeeeee! Magnólia :-)

 

COMO ESCOLHER UM FOTOPROTETOR?

Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA, relacionada ao fotoenvelhecimento e câncer de pele (PPD) e UVB (FPS), mais intensa entre as 10h e 16h, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

O “veículo” do produto – gel, creme, loção, spray – deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade comuns quando se usam produtos inadequados para cada tipo de pele.

images

Deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

filtro solar

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre e a radiação solar incide com maior intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras e câncer da pele. Além do filtro solar é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre.

Evitar a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões de córnea.

Hábitos diários

Ingestão de líquidos (água, suco de frutas e água de coco).

Aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, pois contêm carotenóides, substâncias que se depositam na pele e retêm as radiações ultravioletas.

No banho, use sabonetes compatíveis com seu tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

DICAS:

1: Use Protetor Solar diariamente, mesmo nos dias nublados;

2: Nunca durma sem limpar a pele e retirar a maquiagem!

3: Use um hidratante e anti-age específico para seu tipo de pele e idade;

4: Use um creme específico para o contorno dos olhos, a pele da pálpebra é a mais fina de todo o nosso corpo e geralmente a primeira a mostrar sinais de envelhecimento;

5: Tenha uma alimentação saudável e variada;

6: Tenha uma boa ingestão de água;

7: Evite álcool e fumo;

8: Não esqueça de proteger e hidratar as regiões do colo, pescoço e dorso das mãos. A maioria dos produtos indicados para face podem ser aplicados nessas áreas também.

Eloísa Unfer Schmitt Botton

Médica Dermatologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatolgia

email: elo_schmitt@yahoo.com.br

Policlínica Provedor Wilson Aita

Av. Presidente Vargas, 2355 6ºAndar, Sala 613

(55) 3026 6666