A médica dermatologista Eloísa Botton participa do Espaço do Especialista no blog  e hoje traz dicas sobre alguns cuidados que devemos ter com a nossa pele.

Fiquem espertas e não exagerem na exposição solar e não esqueçam que na sombra a gente também queima hein !!! Beijosss 😉

Cuidados com a pele

 

A pele reveste todo o nosso corpo nos protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Com relação a higiene, é importante limpar a pele duas vezes ao dia para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira.
O acúmulo de sujeira leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.

No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro.
Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem, regulam o PH da pele e preparam a pele para receber os cremes melhorando a absorção destes.

Alguns demaquilantes não precisam ser removidos pois não contém substâncias sensibilizantes, mas em geral o ideal é enxaguar o rosto com um sabonete de acordo com seu tipo de pele. • É preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. Para peles oleosas recomenda-se usar produtos oil-free.
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de sinais, sardas, manchas e rugas.

A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos e malignos. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso o ideal é sempre usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou maior.

 

Eloísa Unfer Schmitt Botton

Médica Dermatologista – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Policlínica Provedor Wilson Aita Av. Presidente Vargas, 2355  6ºAndar Sala 613 (55) 3026 6666