Hoje, no espaço do especialista a nutricionista Patrícia Vianna (Ponto da Dieta), montou um pequeno guia com algumas orientações para os foliões que desejam aproveitar ao máximo o carnaval, mas de uma maneira saudável. Cuidem-se e não exagerem!!! 😉

Aproveite as dicas e boa folia. 

O carnaval está chegando… Considerado por muitos a melhor época do ano, o carnaval é tempo de alegria, brincadeira, festa e muito samba no pé, porém nem todos conseguem encarar essa maratona de forma saudável.

Tanto para quem vai curtir na avenida como para aqueles que irão “pular o carnaval” no salão, é importante tomar alguns cuidados para aguentar a festa até o fim.

A alimentação adequada faz toda a diferença para que o corpo esteja disposto e em condições de aguentar os dias de folia, livrando-nos de uma infecção intestinal, desidratação e até mesmo uma ressaca.

Alimentar-se nos horários certos é fundamental. Antes de sair de casa evite alimentos pesados e gordurosos, pois eles retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento, causando sono, azia e diminuição da disposição.

Realize uma refeição balanceada, priorizando uma fonte de carboidrato para ter bastante energia para sambar a noite toda. Prefira carnes magras, saladas, queijos magros e leite desnatado, pois evitam a sensação de peso no estômago.

A hidratação é outra precaução muito importante. Os foliões perdem bastante

líquido e por isso, é importantíssimo manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas, isotônicos e água de coco, uma vez que além de estar reidratando o organismo também estamos repondo os minerais perdidos pelo transpiração excessiva. Evite refrigerantes.

Para quem gosta de ingerir uma cervejinha, ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica, o ideal é intercalar com uma garrafinha de água. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. O consumo de água proporciona a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.

Os principais sintomas da desidratação são câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, boca e pele secas. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz.

Outro ponto fundamental é fazer um lanche rápido durante a festa. Leve na bolsa algo prático, saudável e leve para ingerir e que irão repor suas energias, como um mix de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), barra de cereal (sem chocolate), frutas liofilizadas ou secas.

Se for comer algo em algum estabelecimento, dê preferência a lanches leves (nada de frituras e condimentos) e feitos na hora. Observe as condições de higiene e limpeza do local e de quem está preparando sua refeição.

Não ingira bebida alcoólica em jejum, pois pode causar desconforto, enjôo tontura, entre outros sintomas e situações desagradáveis como náuseas, vômitos e dores de cabeça. Já para quem abusar do álcool, tomar soro caseiro é uma ótima alternativa.

Auxilia na hidratação e fornece açúcar de fácil absorção para recuperar as energias. É fácil de preparar e o ideal é tomar pelo menos 1 litro.

Receita de Soro Caseiro:

– 1 copo de água filtrada ou fervida;

– 1 colher de chá de sal;

– 3 colheres de chá de açúcar.

Nos dias seguintes à folia, procure recuperar as horas de sono perdidas,

alimente-se saudavelmente, ingerindo frutas e legumes que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Ao final das festas, consuma um chá de boldo para auxiliar o trabalho do fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca. Pode ingeri-lo gelado com folhas de hortelã, ou suco de limão. Também é indicado comer uma castanha do Pará por dia.

Rica em selênio, outro ótimo antioxidante, protege o organismo dos excessos.

Na quarta-feira de cinzas, o ideal é ingerir vitaminas com leite desnatado, sopas leves e saladas de frutas para recuperar as energias.

Boa Folia!!!