O outono acaba de chegar e os cuidados com a pele e os cabelos devem ser redobrados nesta época do ano. Cada estação requer uma atenção diferenciada, visto que algumas alterações acontecem devido às mudanças de temperatura.

Hoje, conto mais uma vez  com a participação da médica dermatologista Dra. Eloísa Botton, que contribuí com seus conhecimentos no Espaço do Especialista, dando dicas sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele e cabelos.

camadas da peleDurante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural, diminuindo o manto de lipídeos que retém a umidade na nossa pele. Os cabelos também precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba agredindo o couro cabeludo e diminuindo a lubrificação dos fios.

DICAS PARA CUIDAR DA PELE E DO CABELO

✔ Use protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados. Se você ficar a maior parte do dia em local coberto, use um protetor solar com cor (base) para proteger-se também contra a luz visível.

✔Nunca durma sem limpar a pele e retirar a maquiagem.

✔ Use um hidratante para o corpo e anti-age específico para seu tipo de pele e idade. Passe o hidratante logo depois do banho, pois isso facilita a absorção do creme.

✔ Beba no mínimo 2 litros de água. Lembre-se que a hidratação mais importante acontece de dentro para fora.

✔ Evite banhos quentes e muito demorados, se ensaboar demais e usar buchas ou esponjas. A água muito quente causa o envelhecimento precoce da pele, além de ressecá-la.

✔ Evite também os sabonetes abrasivos e anti-sépticos, dê preferência aos sabonetes suaves.

✔ Use hidratantes labiais. O ressecamento dessa região também facilita a instalação de rugas. Procure formulações que associam filtro solar ao hidratante para lábios e reaplique duas ou três vezes durante o dia.

✔ Utilize um shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo. Pode-se usar máscaras capilares semanalmente.

✔ Evite água quente nos fios, utilize sempre água morna. A água quente é um dos principais inimigos do cabelo. Desidrata os fios, aumenta a quebra e a queda, além de provocar descamação no couro cabeludo e facilitar o aparecimento de dermatite seborreica e caspa na raiz.

✔ Não abuse do Secador! O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento e a quebra dos fios.

✔ Não durma com os cabelos molhados. A raiz úmida facilita a instalação de fungos e seborréia, além disso, o cabelo torna-se fraco e quebradiço.

✔ Lave corretamente: lave a cabeça com calma, sem esfregar. Procure fazer uma massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Isso ajuda a ativar a circulação e a oxigenação da raiz.

✔ Para amenizar os danos causados pelo aquecimento do secador, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico e finalize com um leave in ou reparador de pontas.

✔ Enxague bem os fios! Os cabelos devem ser enxaguados corretamente, ou seja, sem deixar condicionador acumulado.

✔ Tenha uma alimentação saudável e variada.

✔ Evite álcool e fumo.

✔Não esqueça de proteger e hidratar as regiões do colo, pescoço e dorso das mãos. A maioria dos produtos indicados para face podem ser aplicados nessas áreas também.

Eloísa U. Schmitt Botton 

Médica Dermatologista (CRM 34390) (RQE 26246)