Na postagem de hoje você conhecerá algumas doenças que podem surgir na pele durante os meses mais frios do ano.

A Dra. Eloísa Botton mais uma vez contribui com os seus conhecimentos e nos alerta sobre algumas alterações que podem surgir na pele e que não devem ser negligenciadas.

Dermatite seborreica

Surge principalmente na região da cabeça e face. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por produção de oleosidade aumentada, descamação e coceira.

Pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo.

 Dermatite atópica

O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e podem atingir a face, tronco e membros. Na infância as lesões são avermelhadas e escamam.

Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Psoríase

Afeta homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição.

ATENÇÃO! Cuidar da pele é sinal de beleza mas também de saúde!

Se você tem sinais ou pintas pelo corpo, pele, cabelos ou olhos claros, um familiar com histórico de câncer de pele, costuma se queimar ou ficar vermelho ao sol e já teve queimaduras solares faça uma avaliação da sua pele com seu dermatologista!

O dermatologista fará um exame chamado dermatoscopia.

Neste exame, os sinais são avaliados com a ajuda de um aparelho, o dermatoscópio, que permite a análise detalhada das estruturas internas da pele, permitindo a distinção entre lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas para o câncer da pele, e indicando ou não a necessidade de remoção cirúrgica.

Estudos comprovam que, quando o dermatologista vigia rotineiramente a pele de seus pacientes, acaba detectando o câncer de pele inicial e isso significa a cura para o paciente.

Dra. Eloísa S. Botton (médica dermatologista CRM 34 390)