Atualmente o óleo de coco é um dos produtos mais procurados nas prateleiras de lojas de produtos naturais e supermercados. Conhecido como sendo a solução para o emagrecimento este produto vem se tornando o “queridinho” entre aqueles que estão de dieta e também para quem precisa controlar algum problema de saúde.

O óleo de coco 100% natural é uma gordura saturada, de origem vegetal, que traz diversos benefícios para a saúde. Ele possui ácidos graxos de cadeia média e outros compostos benéficos para a saúde, tais como ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico.

oleo de coco

Como todo tipo de gordura, necessita ser consumida com moderação para não prejudicar seus benefícios. A quantia média recomendada de óleo de coco são quatro colheres de sopa por dia.

O óleo pode ser adicionado no preparo dos alimentos e também pode ser ingerido puro. Entre os seus benefícios podemos destacar:

  • Melhora do sistema imune: graças ao seu poder antiviral, antifúngica e propriedades antibacterianas, o óleo de coco melhora as defesas do organismo.
  • Saúde cardiovascular: ao contrário do que muitos pensam, o óleo de coco virgem, reduz os níveis elevados de colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom), consequentemente, o óleo de coco diminui o risco de ataque cardíaco.
  • Perda de peso: o consumo de óleo de coco virgem está diretamente relacionado à perda de gordura abdominal. Seus ácidos graxos de cadeia média está diretamente relacionado a energia e não ao armazenamento de gordura, isto é, aumenta o metabolismo. Ele também estimula a glândula tireoide, que consequentemente está ligada à queima de calorias.
  • Diabetes: assim como os alimentos ricos em fibras, ele ajuda a manter os níveis estáveis de glicose no sangue e não estimula a liberação de insulina, diminuindo a compulsão por carboidratos.
  • Bom funcionamento do intestino: seus componentes agem normalizando o trânsito intestinal e também favorecem o crescimento da flora intestinal.

Além das propriedades já citadas, atualmente têm-se falado que o óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde do couro cabeludo. Além de cheiroso, é muito eficaz e rico em vitaminas, lipídios e proteínas.

O óleo de coco é um poderoso hidratante para os fios, proporcionando brilho e maciez, se usado de maneira correta.

Segundo alguns dermatologistas, ele não deve ser aplicado puro no cabelo. Por isso, consulte um profissional capacitado antes de começar a usá-lo.

Patrícia Vianna (nutricionista domiciliar) – CRN-2: 11248

Contato: (55) 9982-5942

Dica: para os leitores de Santa-Maria que desejam comprar o óleo de coco da Copra é só ir até ao Ponto da Dieta que vocês encontram o produto.