Inverno e ProcedimentosNo inverno aumenta a procura em busca de procedimentos dermatológicos. As queixas mais comuns referem-se à presença de manchas, rugas e flacidez. São muitas as opções de tratamento e o inverno realmente é uma ótima época para realizar tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol.

Antes de optar por qualquer procedimento é muito importante que o dermatologista faça um exame completo de toda a pele.O exame determinará o tipo de tratamento mais apropriado e se o paciente não apresenta nenhuma contra-indicação ao procedimento. Além disso, o dermatologista prescreverá o preparo adequado para a pele antes do procedimento, onde ocorre o desuso de certos medicamentos e a introdução de cremes pré-tratamento.

Alguns procedimentos muito realizados nesta época do ano são Lasers, Depilação a Laser, Peelings, Luz Intensa pulsada, Indução Percutânea de Colágeno.

Laser, da sigla em inglês que corresponde à expressão “Light Amplification by stimulated Emission of Radiation”, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética contra determinado alvo na pele, que pode ser desde um pigmento, como por exemplo, a melanina ou até mesmo a água, que é o alvo no rejuvenescimento.

Os Lasers Ablativos são mais potentes, contudo precisam de um maior tempo de recuperação da pele. Já nos lasers não ablativos, o indivíduo pode retornar as suas atividades laborativas imediatamente. Em uma única sessão, já é possível notar uma boa diferença, principalmente no clareamento das manchas e no efeito geral de rejuvenescimento, suavizando as rugas e a flacidez.

A aplicabilidade dos lasers é vasta na dermatologia e podem ser usados em muitas condições clínicas, como Melanoses Solares, Lesões Vasculares, Rejuvenescimento e Estrias.

Depilação a Laser: Livrar-se dos pelos indesejados não é mais um processo doloroso ou insatisfatório. A depilação a laser é eficaz em quase todas as áreas do corpo. Durante a remoção dos pelos, o laser é atraído pela melanina do folículo piloso. Ao atingir a raiz é absorvido pelo pigmento e isso o enfraquecerá e o destruirá. Geralmente os pelos escuros e grossos são os que primeiro respondem ao tratamento.

Peelings: São utilizados para atenuação de rugas, manchas e cicatrizes e para tratamento de lesões pré-malignas da pele. Os peelings consistem na aplicação de agentes químicos que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com uma aparência geral melhor. São uma forma de acelerar a renovação da pele.

Uma ou mais soluções químicas como Ácido glicólico, Ácido tricloroacético (ATA), Ácido salicílico, Ácido retinóico e Fenol podem ser usados. Seu dermatologista sugerirá quais agentes descamantes são apropriados para você. A escolha é baseada no tipo de dano que a pele apresenta e no resultado desejado. Podem ser superficiais, médios e profundos.

Os peelings superficiais precisam ser feitos em séries, enquanto os médios e profundos são realizados em aplicações únicas.

Luz Intensa pulsada: Método muito interessante para melhora da qualidade da pele. Ela atinge preferencialmente os pigmentos vermelhos e pretos. Assim, reduz os pequenos vasos sanguíneos e manchas escuras da pele sem lesionar o restante da superfície cutânea. Ao aquecer a pele e atingir estes pigmentos, acaba por melhorar o aspecto geral e a luminosidade da pele.

Difere do Laser pois este utiliza apenas um comprimento de onda específico com direção reta, enquanto a luz pulsada emite vários comprimentos de onda com direções variadas. É um dos procedimentos mais utilizados pelos dermatologistas e segue sendo um excelente método de rejuvenescimento. Entre suas indicações estão Fotodano, Poiquilodermia solar (pescoço e colo avermelhados que ocorrem principalmente em pessoas com pele mais clara); Rosácea, Efélides (sardas) e Melanoses solares.

Indução Percutânea de Colágeno: nessa técnica são realizados micro furinhos na pele, essas micro lesões e o posterior processo de recuperação da pele induzirão a produção de mais colágeno para tentar recompor aquele tecido que foi lesado, melhorando as irregularidades da pele. A técnica facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos no corpo ou no rosto (Drug delivery) como ácido hialurônico, ácido tranêxamico, vitamina C, dentre outros.

Muito utilizada para flacidez, estrias, cicatrizes de acne, rugas periorbitais, rejuvenescimento e terapia capilar.