Vocês já ouviram falar no bullet proof coffee? Traduzindo, significa café à prova de balas e é a misturinha do momento entre modelos e musas fitness. Promete reduzir a fome, deixar as pessoas mais focadas e aumentar a queima de gordura corporal. 

Criado pelo empreendedor Dave Asprey, a mistura consiste basicamente em café, manteiga e óleo. Depois que o apresentador norte americano Jimmy Fallon,  do “The Tonight Show” testou essa poção, em um passe de mágica a febre se estabeleceu, contribuindo diretamente para tornar a receita mundialmente pública e famosa.

Mas não vai pensando que é só misturar esses três ingredientes e bater no liquidificador que está tudo certo. O café deve ser moído na hora, a manteiga deve ser a ghee (orgânica, sem sal) e devem ser misturados com óleos ricos em triglicerídeos de cadeia média (TCM) como o óleo de coco, por exemplo.

Conforme o estudioso, o café aumenta a queima de gordura e os triglicerídeos de cadeia média provem a termogênese (acelera o metabolismo) e a manteiga ghee por ser uma gordura saturada, suporta a queima lenta de gordura.

Mas como eu sempre faço adaptações para a minha realidade, resolvi criar a minha própria versão do bullet proof, mas já informo que a versão original utiliza o café inteiro, sem toxinas e fungos para moer na hora.

Eu não faço isso,  não adianta!! Então eu passo o meu café normal e depois misturo uma colher de chá de óleo de coco da COPRA e uma colher com a mesma medida de canela em pó.

oleo de coco

Eu geralmente não bato no liquidificador, faço a mistura na xícara mesmo e resolvi não usar manteiga, porque eu já não gosto muito de café e a ideia de acrescentá-la não me agrada muito. A versão batida no liquidificador é bem espumada e a mistura fica homogênea, ou seja bem mais saborosa!!!!

Se aumentarmos a quantidade do óleo e da canela não vamos precisar colocar 2 gotinhas de Stévia Zero. O bom mesmo é não usar adoçantes. Vale dizer que as pessoas que bebem esse café para emagrecimento, geralmente não introduzem sólidos na sua dieta matinal. Eu não faço isso, costumo comer frutas e 2 torradinhas light. Mas, a minha dieta (que eu não sigo sempre) foi elaborada pelo meu endocrinologistas há muito tempo, e eu só substitui o iogurte (zero) pela café.

Então minha gente, o negócio é perguntar para as nutricionistas e endocrinologistas de vocês antes de sair tomando o bullet proof coffee adoidadas por aí. Temos que adaptar a bebida de acordo com a nossa realidade. As doses recomendadas variam de pessoa para pessoa, por isso eu só tomo uma xícara por dia.