Envelhecer é um processo natural e inevitável que acontece em ambos os sexos. Normalmente, é a partir dos 30 anos que os primeiros sinais do tempo aparecem na pele.

Rugas, linhas de expressão, alterações na pigmentação da pele, perda de colágeno e ressecamento da pele são algumas das alterações que começam a aparecer nesta fase da vida. Existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro ocorre lentamente e é determinado pela genética, sem a interferência de agentes externos. O extrínseco, entretanto, é decorrente de fatores como a exposição solar excessiva, poluição ambiental, tabagismo e ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

O sol tem efeito cumulativo na pele, o que significa que os danos serão consequências não de uma tarde debaixo do sol, mas de uma vida sem proteção. Ele degenera o colágeno, deixando a pele mais flácida e quebradiça e é responsável pelo aparecimento de manchas claras e escuras na pele.

Com o passar dos anos, é normal que a pele perca um pouco de sua elasticidade e que surjam as linhas de expressão e rugas.

O primeiro passo para evitar o envelhecimento precoce é seguir um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e ingestão correta de água.  Além disso, o ideal é ter uma rotina de cuidados com a pele, usar cremes em casa prescritos pelo seu dermatologista e realizar procedimentos dermatológicos conforme a necessidade da sua pele.

Este conjunto de cuidados irá diminuir a formação de radicais livres, hidratar a pele e estimular a formação de colágeno e elastina. Converse com seu dermatologista, ele irá examinar a sua pele e cuidadosamente detectar as suas necessidades para poder definir qual o melhor tratamento para o seu caso. O objetivo é ficar com um aspeto mais jovial e principalmente MAIS SAUDÁVEL!