O inverno pode ser massacrante no que tange ao controle da dieta. O frio nos dá mais fome, pois queimamos mais calorias para nos aquecer, consequentemente precisamos ingerir mais calorias para suprir essa falta. Contudo, não precisamos nos encher de besteiras, mas que dá vontade dá!!!!

Por isso que hoje eu separei uma receitinha de bolo mais leve, para que possamos comer às vezes e sem culpa. Nosso café da tarde agradece. Confiram:

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de farinha de arroz;
  • 1 xícara de cacau em pó sem açúcar;
  • 2 xícaras de açúcar demerara;
  • 1 xícara de óleo de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:

1ºMisture no liquidificador o açúcar, os 3 ovos, o óleo de coco e o cacau em pó.

2ºBata tudo até obter uma massa homogênea.

3ºNuma outra vasilha despeje a farinha de arroz com uma pitada de sal.

4ºAcrescente o creme do liquidificador e misture bem.

OBS: Esse creme fica bem firmezinho e depois para acrescentar a farinha, o melhor é misturar com as mãos, que nem fazemos com a massa de pão.

Por último despeje o fermento e misture delicadamente com uma colher. Cuidado nessa parte, porque nessa fase o bolo pode ficar abatumado, se misturarmos mal o fermento. (eu misturei com a mão, pois a minha massa ficou bem firme, dei mais uma sovadinha para misturar o fermento).

Despeje essa mistura em uma forma de silicone ou numa forma untada e leve ao forno médio pré-aquecido por meia hora ou até dourar. Se preferir, faça bolinhas e coloque nas forminhas de silicone.

Tempo: no meu forno levou 20min na temperatura de 200 graus, mas o ideal é que a temperatura seja de pré-aquecimento mesmo, ou seja entre 150-180 graus).

Rendimento: 10 forminhas de silicone.

Consistência: fica tipo massa de brownie.

Mais uma coisa, na segunda etapa eu misturei a massa com as mãos e não com uma colher, pois eu usei menos açúcar e menos óleo do que a receita exige, por isso ficou com a consistência de brownie.

IMG_0334