Você sabia que as escovas de cabelo de uso pessoal também devem ser higienizadas com freqüência? Se engana quem acha que somente as escovas utilizadas em salões de belezas que precisam ser sempre lavadas.

O acúmulo de oleosidade dos fios e resquícios de produtos utilizados nos cabelos(cremes, leave-in, protetor térmico…) se não forem eliminados corretamente da sua escova de cabelo, podem causar irritações no couro cabeludo, causado quedas, dermatites e outras doenças, devido a proliferação de microorganismos. Além de, estragarem as próprias cerdas das escovas.

Mas, se higienizarmos as escovas que usamos de forma correta, num intervalo de 15 em 15 dias, podemos evitar problemas em nosso couro cabeludo.

Separei 3 maneiras diferentes para higienização:

  • utilizar shampoo neutro (para bebês);
  • usar uma solução com bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de agua sanitária

PASSO A PASSO

  1. Primeiramente devemos eliminar completamente os fios de cabelo das escovas. Com certeza você vai precisar de um pente para te ajudar na retirada dos fios mais grudados,
  2. Depois lave as cerdas da escova com shampoo neutro por 30 minutos,
  3. ou deixe somente a escova imersa em uma pequena bacia com água morna e bicarbonato de sódio, (1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato),
  4. Outra opção é deixar a escova imersa em uma bacia com 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária
  5. Depois de 30 minutos de molho, lave bem em água corrente para quer todo o produto seja eliminado
  6. Deixe as escovas secarem ao ar livre, em lugar ventilado e longe do sol.

Atenção!!!

Escovas com cabo de madeira podem ser totalmente molhadas, assim como as de plástico. Já as escovas metálicas devem ser secadas com um pano  imediatamente depois da lavagem, pois podem oxidar.

Outra dica é deixar os cabos de fora enquanto as cerdas estiverem de molho.

Se você está na dúvida sobre qual escova de cabelo é a ideal para você usar, acesse o post Tangle Teezer ou Wet Brush e veja o que eu achei das duas.